MORÔNCIA




MORÔNCIA

É um termo que designa um vasto nível que se interpola entre o material e, o espiritual. Pode designar realidades pessoais ou impessoais, energias vivas ou não viventes. Os elos do tecido moroncial são espirituais, a sua trama é física. [LU]

É como a água em estado líquido. Nem sólido como sendo material, nem gasoso como sendo espiritual. Jesus ao ressuscitar, se apresentou aos seus discípulos em estado moroncial.

A nossa Alma, que é uma aquisição experiencial. adquirida quando nós “nascemos de novo” ou seja quando escolhemos “cumprir a vontade do Pai dos céus” - E qual essa vontade? Crer em Jesus Cristo como seu Salvador e Filho de Deus, tendo assim o próprio Deus como seu Pai. Assim o espírito que reside em nós, torna-se o pai de uma nova realidade - a Alma, na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente.

A substância dessa nova realidade - a Alma; não é nem material, nem espiritual — é moroncial. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

Ela levará de nós, uma única coisa: A nossa Personalidade, que não é corpo, nem espírito, nem a mente e nem a própria alma. Contudo, a personalidade é uma energia que liga todas esses pontos no mesmo nível e sentido. A personalidade nunca é espontânea, é uma dádiva do Pai do Eterno. A personalidade é supra-imposta à energia, e é associada apenas a sistemas vivos de energia; a identidade pode estar associada a formas não viventes de energia.

É através do espírito divino imortal é pré-pessoal, que vem residir com a nossa mente como um Ajustador do Pensamento, que nos convence a escolher fazer a vontade do Pai, que inicia a formação da alma Este espírito — não é uma personalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da nossa personalidade, quando da sua ação junto com a mente estiver formando a nossa alma sobrevivente e potencialmente vir a ser semelhante ao Filho Criador que já é uma realidade potencial espiritual.

A Mente que é o mecanismo de pensar, perceber e sentir do nosso organismo chega antes do espírito e tem domínio próprio - pode ser usada tanto para o mal como para o bem. ela a nossa experiência total, consciente e inconsciente. A inteligência associada à vida emocional,quando buscando, por meio da adoração e da sabedoria, alcança o nível acima, do espírito. Nesse ponto ela dá luz [como uma mãe] a um Alma, junta com o espírito [como um pai].

Nosso Corpo, é um organismo material ou físico, composto por um mecanismo eletroquímico vivo de natureza e origem animal ascendente do vegetal. Contudo, não somos descendentes deles, mas somente ligação por consequência planetária do tempo e do espaço.

Na verdade somos algo, um corpo chamado - pessoa; que é, sensível ao circuito da personalidade do Pai - imagem; conjuntamente ligada posteriormente com o circuito espiritual do Filho - semelhança; que recebe por empréstimo, uma mente, como um atributo do Espírito Infinito da sabedoria. Todo esse conjunto é sensível ao circuito material da gravidade, centrado na descendência animal e vegetal, que chamamos matéria — matéria-energia, em todos os seus estados metamórficos.

Não podemos ater-nos às definições da composição da nossa criação, geralmente aceitas, de força, energia e poder. Há uma tal pobreza de linguagem, que devemos atribuir significados múltiplos a esses termos. Desse modo, o universo da nossa criação é iluminado por três espécies de luz: a luz material, a luz do discernimento intuitivo-intelectual - a mente; e, a luminosidade do espírito.
A finalidade é fazer surgir potencialmente um ser ou Alma moroncial personificado imortal envolvida em obedecer a vontade do Pai do Paraíso através do Filho Criador, Jesus Cristo.

Compilado e adaptado do LU. IV.
Por: Luiz Clédio Monteiro - jun/2018


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FORÇA E A SABEDORIA

A BELEZA DE JESUS

LÚCIFER